TROPEIRO BOOTS: SAIBA TUDO SOBRE RODEIOS

NOME_DO_POST_PARA_O_SEO NOME_DO_POST_PARA_O_SEO
TROPEIRO BOOTS: SAIBA TUDO SOBRE RODEIOS
O Rodeio é uma festa muito tradicional, não só no Brasil, como nos Estados Unidos também. Além disso, também é um evento competitivo com diferentes atividades sendo disputadas.
Cada esporte é único, por isso, separamos tudo sobre eles durante o artigo.
Como dito em nossa postagem sobre Western Preasure, são esportes que envolvem domínio animal, então siga a leitura que a Tropeiro vai te contar como funcionam alguns deles.
BULL RIDING Por ser uma tarefa bem difícil, essa modalidade do rodeio é considerada um esporte e ela vai muito além das pessoas sendo jogadas de um lado para o outro pelo touro. Isso consiste no cavaleiro, outro nome dado ao montador, tentando ficar montado no touro, enquanto o animal tenta se livrar da pessoa.
Quem já conhece, sabe da sua fama de ter “os oito segundos mais perigosos nos esportes”. Esse é o tempo mínimo para conseguir uma nota no rodeio. O conceito dessa atividade é nada mais que se manter no touro. Mas a realidade é outra.
  • Bota Texana Masculina Lobuna Couro Preto
    Confira
  • Bota Texana Masculina Gurucaia Couro Preto
    Confira
  • Bota Texana Masculina Aroeira Couro Preto
    Confira
Isso porque esse esporte tem uma diferente combinação de critérios. É necessário que o montador fique em cima do touro com uma das mãos para cima durante oito segundos para conseguir uma nota de zero a 50, e a outra sem soltar a corda. Enquanto isso, o touro tenta se livrar, o montador deve aguentar tudo isso ao mesmo tempo que três jurados, localizados em diferentes lugares da arena, avaliam a performance dele e do animal também.
Pra quem não sabe, isso é sim um esporte profissional, além de um evento tradicional no universo country. Ele tem o seu próprio regulamento padrão e isso contribuiu para que o bull riding tenha mais popularidade e regularidade.
Outra atividade do rodeio é o Saddle Bronc, também conhecida como a sela americana, essa é uma das modalidades mais populares do rodeio. Nesse caso, o peão deve se posicionar em cima de um cavalo, segurar com apenas uma mão em uma corda e a outra no alto, chamada de mão do equilíbrio.
Logo no primeiro pulo do cavalo, o cowboy deverá posicionar as duas esporas na região da paleta do animal, e no segundo ele deve puxar essas mesmas esporas em um movimento rápido que irá da barriga até o fim da cela.
As regras são até parecidas com o bull riding, os oito segundos também fazem parte disso, por exemplo. Nessa modalidade o peão ainda deve se pendurar em um cabo de 1,20 m de altura antes de começar a ação.
E assim como o bull riding, o saddle bronc também é regulamentado pela Professional Rodeo Cowboys Association (PRCA), isso estabelece os limites para os animais e garante a segurança deles. Os cavalos dessa atividade são criados em fazendas especiais e treinados para ter agilidade, força e resistência. Além disso, raças são criadas especificamente para isso e adestradas para performar.
Vale lembrar que nenhum animal é machucado ou maltratado durante essas atividades, e não são usados sistemas de punição, graças a fiscalização dos órgãos regulamentadores para manter a tradição cultural.

Esses são apenas dois dos esportes que vemos nos Rodeios. Para aprender mais sobre esse enorme mundo, basta conferir os nossos posts sobre As Músicas dos Rodeios, Os Esportes do Universo Country e para saber de algumas curiosidades, te contamos 21 Superstições do Mundo Country